Como seria a vida de um adolescente na busca de sonhos estapafúrdios?
Como seria a vida guiada por um desejo incalculável de abraçar o mundo, fazer tudo? Sendo que apenas tentar escrever, ou rabiscar, ou tropeçar nas sapatilhas brancas ou somente tentar ressuscitar as verdadeiras faces das personagens perdidas, não fosse suficiente.
Nisto se baseia este diário eletrônico, onde disperso ilações psicológicas, filosóficas e poéticas da minha vida em São Paulo.

sábado, 4 de junho de 2011

Socializando

Sempre coloquei em rodas de amigos a questão da educação, mesmo a cívica que propriamente dita ultimamente extinguiu-se. Pode parecer ingênuo, um pensamento de mundo perfeito idealizado por um jovem sem perspectiva de mundo moderno, que seja então, contudo coisas como valores humanos, respeito, higiene talvez tenham sido substituídas por vidas virtuais perfeitas ou mesmo abafadas pela correria cotidiana, de fato nada justifica.         
São senhoras levando seus cães para usarem as ruas como um grande sanitário, pessoas urinando nas escadas espalhadas por São Paulo.  Grosserias, empurrões um desrespeito total nas estações de metrô.  Mesmo eu que estou aqui cerce de noventa dias, já entendi que primeiro é o desembarque depois o embarque, isso é só um dos exemplos. Não acho que todas as pessoas sejam assim, é que estamos falando de um país com potência para no futuro tornar-se um país de primeiro mundo, evoluir na economia sem uma comunicação direta com a população, de nada vale, será tornar o país economicamente estável com uma população retrógrada.
Até o momento não tive apenas experiências negativas quanto ao comportamento social, muitas me surpreenderam, os funcionários do metrô que dão informações e localizam garotos perdidos (risos), são muito prestativos e solícitos. Outro caso muito curioso foi que certa noite percebi que me seguiam, então atravessei a rua, vi um rapaz, o perguntei onde ficava um ponto de ônibus que me levasse ao metrô, ele ficou indignado, sendo que eu pagaria uma passagem para ir ao metrô que estava a menos de cinco minutos de onde conversávamos,         
expliquei a situação, ele me mostrou onde ficava, contudo se prontificou a me levar, fiquei impressionado, ele pegaria um ônibus ali mesmo e resolveu caminhar até o metrô apenas pela minha segurança.
Encanto-me facilmente com pessoas, fico entusiasmado com a possibilidade de encontrá-las, conversar, é instigante, mesmo as que encontro esporadicamente, comerciantes, colaboradores da loja onde trabalho ou até as senhoras e senhores do bom dia! corriqueiro.
Tornar o convívio mais ameno e carinhoso transforma a vida corrida e estressante de São Paulo mais bonita, mais poética e mais pertinente a essa fascinante metrópole.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário